terça-feira, 23 de agosto de 2011

PORTUGUÊS

OBJETIVOS GERAIS:
• Adaptação do educando à escola
• Criar condições favoráveis ao desenvolvimento de atitudes e habilidades necessárias a aprendizagem da leitura e escrita, despertando no educando a cooperação, criatividade, valorização, visando o desenvolvimento de valores pessoais e sociais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver no educando sua percepção, motricidade, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial e temporal.
• Leva-lo a concluir que o alfabeto é um conjunto de letras que quando ordenadas formam sílabas e palavras.
• Expressar-se oralmente, reproduzindo histórias e criando textos;
• Identificar semelhanças e diferenças de detalhes gráficos das letras;
• Despertar o interesse pela biblioteca, o teatro, como hábito de informação e recreação.
• Ler obras infantis revelando a compreensão.
• Relatar experiências vividas


CONTEÚDOS:

1º BIMESTRE
• Período preparatório - serão trabalhados os aspectos relacionados com: visão, audição, coordenação motora, lateralidade, orientação espacial e temporal;
• Conhecimento do alfabeto;
• Vogais e encontros vocálicos;

2º BIMESTRE
• Reconhecimento do alfabeto;
• Nomes próprios;
• Formação e leitura de palavras novas a partir da união de sílabas estudadas;
• Estudo de rótulos, embalagens, cartazes, crachás e palavras-chaves;
• Leitura e interpretação oral de pequenos textos;

3º BIMESTRE
• Letras maiúsculas e minúsculas;
• Emprego do parágrafo e pontuação;
• Elaboração de frases escritas;
• Leitura, reescrita e interpretação de pequenos textos;
• Divisão silábica.








4º BIMESTRE
• Construção de pequenos textos;
• Leitura e interpretação oral e escrita de diversos textos;
• Produção de pequenos textos por meio de ilustrações.


ESTRATÉGIAS:
• Filmes;
• Livros infantis;
• Gibis;
• Revistas;
• Músicas;
• Poesias;
• Parlendas;
• Trava-línguas;
• Caça-palavras;
• Cruzadinhas;
• Crachás;
• Cartazes;
• Trabalhos individuais e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança.


AVALIAÇÃO:
• Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseado nas dificuldades do aluno;
• Verificação das atividades diárias e extra-classe.













MATEMÁTICA


OBJETIVOS GERAIS:
• Construção e apropriação de um conhecimento pelo aluno;
• Associação do numeral à quantidade e de símbolos impressos;
• Desenvolvimento das operações fundamentais;
• Ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio-construtivista;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender do sistema numérico e das quatro operações fundamentais;
• Fazer uso da linguagem matemática como representação significativa;
• Desenvolver o raciocínio cognitivo.


CONTEÚDOS:

1º BIMESTRE
• Noções de conjunto e sua correspondência;
• Numerais de 1 a 9 ;
• Formas geométricas e cores;
• Exploração de quantidades;
• Adição simples com o total até 9 ;
• Noções de subtração.

2º BIMESTRE
• Sistema de numeração decimal
• Seqüência numérica
• Vocabulário de grandeza-posição, direção e sentido;
• Noções de dezena;
• Adição e subtração simples envolvendo unidade e dezena;
• Ordem crescente e decrescente.

3º BIMESTRE
• Operações de adição e subtração com e sem reserva e recurso, respectivamente;
• Leitura de calendário, gráficos e tabelas;
• Números pares e ímpares
• Resolução de situações-problemas;
• Leitura e escrita dos números;
• Construção dos fatos fundamentais;
• Manuseio de encartes de supermercados;






4º BIMESTRE
• Sucessor e antecessor;
• Dobro e triplo;
• Dúzia e meia dúzia;
• Sistema monetário;
• Multiplicação simples;
• Noções de divisão;
• Geometria: quadrado, triângulo, círculo e outras formas.


ESTRATÉGIAS:
• Jogos;
• Brincadeiras;
• Material pedagógico;
• Carimbos;
• Dominó;
• Palitos de sorvete;
• Recorte de encartes de supermercados.


AVALIAÇÃO:
• Será contínua, observando e considerando seus avanços obtidos nas resoluções de raciocínio em situações que lhe serão apresentadas.
















HISTÓRIA

OBJETIVOS GERAIS:
• Reconhecer as noções de espaço-temporal;
• Perceber e desenvolver habilidades relacionadas a sua história, bem como seu contexto escolar e familiar;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar a organização e estrutura de uma família;
• Reconhecer o bairro onde mora;
• Noções de cidade e estado.

CONTEÚDOS:

1º BIMESTRE
• Pesquisas com o significado do seu nome e o motivo da escolha pelos pais;
• Desenho da família;
• Nome dos familiares;
• Dados pessoais;
• História dos avós.

2º BIMESTRE
• Noções de tempo, espaço e mudanças;
• Trajeto de casa para a escola;
• O caminho para o centro da cidade;
• Profissões.

3º BIMESTRE
• O município;
• O bairro;
• A comunidade;
• Folclore.

4º BIMESTRE
• Educação viária;
• Qualidade de vida;
• Cidadania.

ESTRATÉGIAS:
• Vivências dos alunos;
• Vídeos;
• Pesquisas;
• Exposições;
• Jogos e brincadeiras.


AVALIAÇÃO:
• Será contínua por meio da observação e participação.


GEOGRAFIA


OBJETIVOS GERAIS:
• Preservar e compreender o ambiente em que vive;
• Perceber e compreender a importância de se posicionar criticamente diante das situações;
• Ajustar a criança em seu meio ambiente.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar o meio social e suas relações;
• Desenvolver atitudes de carinho pelo meio ambiente e sua preservação;
• Identificar o aproveitamento que o homem faz e suas modificações.


CONTEÚDOS:

1º BIMESTRE:
• Reconhecimento do espaço físico da escola;
• Identificação da sala de aula como espaço comum;
• Localização na sala de aula.

2º BIMESTRE:
• Tipos de moradia;
• Zona rural e urbana;

3º BIMESTRE:
• Meios de comunicação;
• Meios de transporte.

4º BIMESTRE:
• Sinais de trânsito;
• Estações do ano;
• Trabalho e lazer.


ESTRATÉGIAS:
• Passeio pela escola;
• Conversas;
• Pesquisas e trabalhos em grupos;
• Visitas em loco;
• Revistas e filmes.


AVALIAÇÃO:
• Paralela e contínua, através da observação diária, participação oral e escrita.




CIÊNCIAS


OBJETIVOS GERAIS:
• Conhecer seu próprio corpo e suas funções;
• Reconhecer a importância da água em nossa vida;
• Conhecer os órgãos do sentido;
• Noções de higiene.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Despertar a consciência ecológica, enfatizando sua degradação e preservação;
• Reconhecer os recursos naturais;
• Proporcionar o reconhecimento do corpo humano;
• Salientar a importância dos bons hábitos de higiene.


CONTEÚDOS:

1º BIMESTRE:
• Higiene corporal, pessoal, coletiva e ambiental;

2º BIMESTRE:
• Animais: vertebrados e invertebrados;
• Tipos de animais e seus habitat;
• Animais domésticos e selvagens.

3º BIMESTRE:
• Seres vivos e plantas;
• Prevenção de acidentes.

4º BIMESTRE:
• Meio ambiente;
• Lixo reciclável e não-reciclável.


ESTRATÉGIAS:
• Atividades sócio-culturais;
• Feira de Ciências;
• Excursões e visitas em loco;
• Projeto: Meio Ambiente;
• Cartazes e desenhos;
• Vídeos e pesquisas;
• Mapas do corpo humano.


AVALIAÇÃO:
• Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário